Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de março de 2014

O começo

                  Quem é CBMT

Sediada no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) foi fundada em 1994, pelo saudoso Grão Mestre Luiz Alvez, um dos introdutores da modalidade no Brasil e sabidamente um de seus mais talentosos praticantes. Concebida com o intuito de difundir, organizar e regulamentar o esporte no país, a CBMT atravessou muitas dificuldades no início de sua trajetória, especialmente pela falta de apoio e patrocínio, mas, graças à seriedade do trabalho realizado por seus dirigentes e o reconhecimento crescente do esporte, esse quadro mudou, e ela é, hoje, a maior entidade de muay thai nacional, reconhecida pelo Ministério dos Esportes e pela World Muay Thai Federation (WMF).
Diversas instituições pretensamente ligadas ao muay thai, das mais diferentes nacionalidades, se estabeleceram ao redor do mundo, especialmente na Tailândia, país natal desse esporte. O governo tailandês, no entanto, a exemplo do Comitê Olímpico, ofereceu apoio e reconhecimento a apenas uma delas: a World Muay Thai Federation.
Assegurada a autonomia de maior e mais representativa entidade de muay thai a nível mundial, à WMF coube a responsabilidade de definir, em cada país, apenas uma organização para representá-la. O governo tailandês pretendia, com essa medida, ter controle sobre o desenvolvimento da modalidade em todo o mundo, já que existe a pretensão de transformá-la em esporte olímpico nos próximos anos. No Brasil, a escolhida foi precisamente a CBMT, por conta da qualidade e comprometimento do trabalho que já vinha sendo desenvolvido por sua diretoria, mesmo em um contexto de adversidades.
A CBMT foi criada a partir da certeza de que a presença de uma instituição reguladora forte é vital para a profissionalização e desenvolvimento do esporte no âmbito nacional. Sua missão é dirigir, difundir, orientar, supervisionar, coordenar e fiscalizar a orientação e a prática da modalidade em todo o território nacional, aperfeiçoando e intensificando sua técnica, atendendo às normas e orientações da WMF.
 Para cumprir sua missão, a CBMT desenvolve uma série de atividades, tais como:
  • Organizar profissionalmente o maior número possível de eventos, com o objetivo de difundir e aprimorar a técnica. Acreditamos que a prática e a experiências são o caminho ideal para conduzir os atletas brasileiros aos primeiros lugares no ranking mundial. Dentro dessa perspectiva, a CBMT é responsável pela promoção dos maiores eventos de muay thai do país, como o Brasil GP, a Copa do Brasil, a Copa dos Campeões. O Brasileiro de Estreantes, a Copa Luiz Alves e o Campeonato Carioca de Muay Thai;
  • Promover, por meio de exames técnicos, a legalização de instrutores e professores de artes marciais em pé que se assemelham ao muay thai. O objetivo dessa medida é acabar com o ensino clandestino de pessoas que se dizem professores e até mestres dessa luta, enganando seus alunos. A CBMT abre as portas legalmente para que eles façam um curso de treinador de muay thai. Essa iniciativa visa à preservação da verdadeira técnica dessa milenar arte marcial;
  • Estimular as relações amistosas e desportivas entre seus associados, incentivando o intercâmbio entre eles;
  • Orientar, controlar, registrar e fiscalizar as classificações de árbitros, a fim de promover um padrão de qualidade equiparável ao das maiores competições mundiais.
  •  Regulamentar e organizar a forma como as graduações são feitas. O interesse, com isso, é preservar a integridade dessa arte, proporcionando a existência de um padrão consistente para cada graduação, permitindo que os instrutores, professores e mestres tenham nítida percepção de seu desenvolvimento técnico; e
  • Promover a inclusão social através do esporte e, simultaneamente, encontrar novos talentos capazes de representar o muay thai brasileiro pelo mundo.
O Muay thai tem experimentado nos últimos anos, graças à atuação e o incentivo da CBMT, uma evolução notória em todos os aspectos. Esse desenvolvimento gerou um grande mercado consumidor, consagrando esse esporte como uma das artes marciais mais difundidas e praticadas no território nacional. Seus inúmeros benefícios, como a melhora do condicionamento físico e o aumento da autoconfiança e da capacidade de concentração, são cientificamente exaltados e vêm atraindo cada vez mais adeptos.
Esperamos que essa evolução seja percebida e incentivada, e que cada vez mais instituições busquem associar suas marcas e produtos aos eventos realizados pela CBMT, estimulando, assim, o contínuo desenvolvimento do esporte e a inclusão social através dele.
       
Missão
Dirigir, difundir, orientar, supervisionar e fiscalizar a prática da modalidade em todo o território nacional, buscando sempre o aperfeiçoamento técnico da mesma e a formação de grandes atletas e grandes seres humanos.

Valores
Profissionalismo; comprometimento; responsabilidade social e esportiva; ética; disciplina; transparência.

Buakaw Por Pramuk Vs Frankie Giorgi -- THAI FIGHT 2011 FINAL

sexta-feira, 28 de março de 2014

A historia no Brasil

Como tudo Começou

1979 Nelio Naja introduziu o Muay Thai na época mais conhecido como Boxe Tailandês no Brasil. Reuniu um grupo de faixas pretas de TaeKwonDo, entre eles os Mestres Luiz Alves , Flavio Molina (em memória), Narany, em Curitiba Rudimar Fedrigo .
1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai onde tinha como Presidente o Grão Mestre Flavio Molina (em memória). 
1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro no Bérro Dágua onde hoje é academia Nobre Arte, entre Rio de Janeiro vs Curitiba, onde Rio de Janeiro foi a campeã. Ainda em 1981 o Fundador e Presidente da CBMT Grão Mestre Luiz Alves fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai, foi no desafio Rio Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba. 
1982 acontecia o segundo Interestadual no Rio de Janeiro no Clube Morisco no bairro de Botafogo entre Rio de Janeiro vs São Paulo onde a cidade do Rio de Janeiro foi a campeã .
1984 realizado o primeiro torneio Carioca de Muay Thai e nesse mesmo ano aconteceu mais um interestadual só que dessa vez foi em Curitiba entre Rio de Janeiro vs Curitiba, a cidade campeão foi Curitiba. Ainda na década de 80, começa a nascer a primeira turma de atletas do Grão Mestre Luiz Alves entre eles estava o Mestre Artur Mariano. 
1987 foi fundada a primeira Federação da Historia do Brasil de Muay Thai, a Federação Carioca de Muay Thai, fundada pelo Grão Mestre Luiz Alves. O Muay Thai vinha crescendo de uma forma muita forte e sólida.
 
1994 até 1998 foi um momento difícil para o Muay Thai brasileiro, muitos professores da modalidade largaram para trabalhar com outros segmentos e outros para trabalhar com o Boxe. A modalidade passava por muitas dificuldades, os alunos já não lotavam as academias como antes, os patrocínios para os eventos já não existia,.
 
1999 atletas de Jiu Jitsu e praticantes de MMA se rendiam as técnicas do Muay Thai.
Procurando muitos professores da modalidade, o Muay Thai voltava a evidencia pelos atletas de outras modalidades.
 
2000 Mestre Artur Mariano chegava da Holanda onde passou dois anos treinando e lutando a modalidade e com a autorização do Grão Mestre Luiz Alves ingressava na Federação Carioca de Muay Thai como Presidente.
 
 
2003 acontecia o primeiro evento de MMA a colocar lutas de Muay Thai num evento de Mix Martial Arts. O evento Knock MMA e Muay Thai fazia uma abertura de quatro lutas de Muay Thai e seis de MMA.
O promotor responsável na parte de lutas era o Mestre Artur Mariano.
A partir daí outros eventos começaram a enxergar a força da modalidade.
 
2004 a Confederação Brasileira de Muay Thai fazia um mega evento dentro do Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro. Nesse evento a CBMT teve um prejuízo financeiro, que abalou a entidade. Nesse mesmo ano a Confederação seguia para Belém do Pará, pois fazia um circuito nacional, passando nas principais localidades onde o Muay Thai era forte. O evento conseguiu se bancar mas a entidade não agüentou o baque sofrido a meses atrás no Tijuca Tênis Clube e teve que parar com os eventos para rever os acontecidos.
 
2006 acontecia uma reunião que iria definitivamente mudar os ramos do Muay Thai no Brasil, os principais dirigentes da CBMT, Grão Mestre Luiz Alves e o Secretário Geral Nacional Mestre Artur Mariano, definiram os novos rumos da modalidade, tendo uma linha de simplicidade e clareza. Através desta metodologia foi feito eventos sem glamour em lugares simples, mas com a preocupação com a integridade dos atletas, trazia sempre dentro dos eventos médico e ambulância e com uma premiação com um medalhão com o brasão da entidade.
 
2007 o ano que veio mostrar a força da entidade na administração do Muay Thai no Brasil. Com eventos em dois em dois meses foram feitos o Brasil GP, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Copa Luiz Alves, Brasileiro de Estreantes e Brasileiro Finais onde foi definido os campeões Brasileiros de 2007.
Nascia o primeiro jornal exclusivo para o Muay Thai no Brasil, o Muay Thai News, um informativo da CBMT.
Pelos trabalhos prestados pela CBMT, rendeu aos dirigentes Grão Mestre Luiz Alves e o Mestre Artur Mariano a maior comenda esportiva da cidade a medalha Pan-americana da câmara municipal do Rio de Janeiro.
Os dois dirigentes receberam um convite da editora On line para escrever um livro técnico de Muay Thai onde foi lançado no mês de Abril.
Nesse mesmo ano a Ministério dos Esportes fechou uma parceria com a CBMT.
 
2008 através do que foi mostrado a Confederação Brasileira de Muay Thai ganhou uma credibilidade muito difícil de ser conquistada num pais que não existe apoio a esportes amadores. Consquistando que o Ministério dos Esportes liberasse bolsa atleta para os campeões de 2008, um núcleo de treinamento de excelência para CBMT onde atletas filiados poderão treinar sem custo algum, para ser implantado nesse ano.
Fechou parceria com grandes marcos como a ECKO Unltd, Pretorian, Vizzo Wall entre outras.
Hoje o Muay Thai é uma unanimidade das lutas em pé, a Confederação Brasileira de Muay Thai conquistou um espaço de credibilidade jamais conquistado.
 
Significado da palavra MUAY THAI: Arte livre
 
MONGKON:
 
É uma corda trançada em forma de coroa com uma ponta que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, gratidão e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais. 
 
RAM MUAY:
 
É uma dança E o ri timo musical tocado, um ritual que antecede um combate. O Muaythai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes. Seu ritmo lento cujos movimentos servem de concentração para ambos os lutadores, sendo acompanhado por uma musica típica tailandesa após o WAI KRU (a baixo verá significado), o boxeador ajoelha-se com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação, executando movimentos diferentes). 
 
KRUANG ou PRAJIED:
 
É uma corda trançada que é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do boxeador. Na qual tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação no Brasil.
 
WAI KRU:
 
Significa respeito ao professor (Whai Significa respeito e Kru Significa Professor), é um ritual característico do Muay thai, que resume claramente a essência espiritual e cultural dos ancestrais guerreiros tailandeses. O Whai Kru é realizado sempre antes do inicio das lutas e é acompanhado pela musica tradicional tailandesa que possui um ritmo lento e marcado.
 
FILOSOFIA DO MUAY THAI (SAUDAÇÕES):
 
A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUAI THAI e todos os praticantes no Brasil utilizam o sistema tailandês de saudação, ao entrar e sair do local sagrado de treino, assim como, ao ver o treinador e colegas de treino, o aluno saúda a todos com a expressão Muay Thai , Thai ou Ossi, que significa todo o respeito ao próximo, ao local de treino, alunos, atletas, Instrutores, Professores, Mestres e Grão Mestres.
 
Hierarquia:
 
Desde quando o Muay Thai se iniciou no Brasil no ano de 1979, foi colocada uma graduação somente usada no Brasil, que antigamente era usada em forma de faixa na cintura, a quatorze anos que é utilizado o Kruang (Prajied), uma corda no braço esquerdo do lado do coração com a mesma coloração que foi definida em 1979. No Brasil existe uma hierarquia formada através dos anos de dedicação onde existe cinco tipos de graduação: O aluno se enquadra da graduação branca até azul clara ponta azul escura, quando chega na graduação azul escura se torna um Instrutor que poderá dar aulas com a autorização da CBMT, na seqüência o Instrutor Máster que é da graduação azul escura ponta preta, quando se torna grau preta o atleta é denominado professor, após existem os Mestres e Grão Mestre.
 
GRADUAÇÃO NO BRASIL:
 
BRANCA
BRANCA PONTA VERMELHA
VERMELHA
VERMELHA PONTA AZUL CLARA
AZUL CLARA
AZUL CLARA PONTA AZUL ESCURA
AZUL ESCURA (INSTRUTOR)
AZULESCURA PONTA PRETA (INSTRUTOR MASTER)
PRETA (PROFESSOR)
PRETA E BRANCA (MESTRE)
PRETA BRANCA E VERMELHA (GRÃO MESTRE)

http://www.cbmuaythai.com.br/cf/extra.asp?id=4#.UzXWQKhdX9M

Confederação Brasileira de muay thai


Seja bem vindo a nova Confederação


Sediada no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) foi fundada em 1994, pelo saudoso Grão Mestre Luiz Alvez, um dos introdutores da modalidade no Brasil e sabidamente um de seus mais talentosos praticantes. Concebida com o intuito de difundir, organizar e regulamentar o esporte no país, a CBMT atravessou muitas dificuldades no início de sua trajetória, especialmente pela falta de apoio e patrocínio, mas, graças à seriedade do trabalho realizado por seus dirigentes e o reconhecimento crescente do esporte, esse quadro mudou, e ela é, hoje, a maior entidade de muay thai nacional, reconhecida pelo Ministério dos Esportes e pela World Muay Thai Federation (WMF).
Diversas instituições pretensamente ligadas ao muay thai, das mais diferentes nacionalidades, se estabeleceram ao redor do mundo, especialmente na Tailândia, país natal desse esporte. O governo tailandês, no entanto, a exemplo do Comitê Olímpico, ofereceu apoio e reconhecimento a apenas uma delas: a World Muay Thai Federation.
Assegurada a autonomia de maior e mais representativa entidade de muay thai a nível mundial, à WMF coube a responsabilidade de definir, em cada país, apenas uma organização para representá-la. O governo tailandês pretendia, com essa medida, ter controle sobre o desenvolvimento da modalidade em todo o mundo, já que existe a pretensão de transformá-la em esporte olímpico nos próximos anos. No Brasil, a escolhida foi precisamente a CBMT, por conta da qualidade e comprometimento do trabalho que já vinha sendo desenvolvido por sua diretoria, mesmo em um contexto de adversidades.
A CBMT foi criada a partir da certeza de que a presença de uma instituição reguladora forte é vital para a profissionalização e desenvolvimento do esporte no âmbito nacional. Sua missão é dirigir, difundir, orientar, supervisionar, coordenar e fiscalizar a orientação e a prática da modalidade em todo o território nacional, aperfeiçoando e intensificando sua técnica, atendendo às normas e orientações da WMF.
 Para cumprir sua missão, a CBMT desenvolve uma série de atividades, tais como:
  • Organizar profissionalmente o maior número possível de eventos, com o objetivo de difundir e aprimorar a técnica. Acreditamos que a prática e a experiências são o caminho ideal para conduzir os atletas brasileiros aos primeiros lugares no ranking mundial. Dentro dessa perspectiva, a CBMT é responsável pela promoção dos maiores eventos de muay thai do país, como o Brasil GP, a Copa do Brasil, a Copa dos Campeões. O Brasileiro de Estreantes, a Copa Luiz Alves e o Campeonato Carioca de Muay Thai;
  • Promover, por meio de exames técnicos, a legalização de instrutores e professores de artes marciais em pé que se assemelham ao muay thai. O objetivo dessa medida é acabar com o ensino clandestino de pessoas que se dizem professores e até mestres dessa luta, enganando seus alunos. A CBMT abre as portas legalmente para que eles façam um curso de treinador de muay thai. Essa iniciativa visa à preservação da verdadeira técnica dessa milenar arte marcial;
  • Estimular as relações amistosas e desportivas entre seus associados, incentivando o intercâmbio entre eles;
  • Orientar, controlar, registrar e fiscalizar as classificações de árbitros, a fim de promover um padrão de qualidade equiparável ao das maiores competições mundiais.
  •  Regulamentar e organizar a forma como as graduações são feitas. O interesse, com isso, é preservar a integridade dessa arte, proporcionando a existência de um padrão consistente para cada graduação, permitindo que os instrutores, professores e mestres tenham nítida percepção de seu desenvolvimento técnico; e
  • Promover a inclusão social através do esporte e, simultaneamente, encontrar novos talentos capazes de representar o muay thai brasileiro pelo mundo.
http://www.cbmuaythai.com.br/cf/extra.asp?id=15#.UzXVa6hdX9M

Mike Zambidis vs. Buakaw.avi

quinta-feira, 27 de março de 2014

Golpes com o cotovelo

Cotoveladas

As técnicas de cotovelos utilizadas no muay thai são um elemento importante no que caracteriza esta arte marcial. Consideradas enquanto armas de significante perigo, os cotovelos podem causar graves lesões.Nenhuma outra técnica do muay thai se compara ao cotovelo devido à sua grande capacidade de contusão. A utilização dos cotovelos nesta arte tailandesa, caracteriza diferentemente o muay thai de todas as demais artes marciais. Estas armas possuem grande eficácia mesmo quando utilizadas a curtas distâncias, possuindo também larga flexibilidade de angulação podendo ser utilizado em diversas direções assim como com métodos variados.
Durante um intercâmbio cultural foi realizada uma demonstração de muay thai na área de treinoBan Chan Krem a 15 de fevereiro de 2012, ondefuzileiros navais dos Estados Unidos e daRepública da Coreia realizaram um treino trilateral no decorrer da Cobra Gold '12.
PortuguêsTailandêsRomanizaçãoIPA
Cotovelo horizontal
ศอก ตัด
Sok tat[Sɔ ː k Tat]
Cotovelo oblíquo
เข่าเฉียง
Khao chiang[kʰàw tɕʰǐəŋ]
Cotovelo circular ao tronco
ศอกตี
Sok ti[sɔ̀ːk tiː]
Cotovelo cima-abaixo (descendente) 45º
ศอก ตี
Sok ti[Sɔ ː k ti ː]
Cotovelo de baixo-acima (ascendente)
ศอก งัด
Sok Ngat[Sɔ ː k NAT]
Cotovelo frontal (Ataque)
ศอก พุ่ง
Sok phung[Sɔ ː k p ʰ ONU]
Reverso de cotovelo horizontal
ศอกเหวี่ยงกลับ
Sok wiang klap[sɔ̀ːk wìəŋ klàp]
Cotovelo rotativo
หมัดเหวี่ยงกลับ
Mat wiang klap[màt wìəŋ klàp]
Cotovelo rotativo com retorno
ศอกกลับ
Sok klap[sɔ̀ːk klàp]
Dupla cotovelada
ศอกกลับคู่
Sok klap khu[sɔ̀ːk klàp kʰûː]
Cotovelo em salto descendente
กระโดดศอก
Kradot sok[kradòːt sɔ̀ːk]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muay_thai#Hist.C3.B3ria_e_evolu.C3.A7.C3.A3o

Música Tradicional

Música tradicional do muay thai

A música de muay thai, designada de sarama é uma característica única desta arte marcial, sendo tocada antes e durante toda a sessão de combate. Apesar do muay thai ter vindo a sofrer um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à actualidade, a música empregue desde há centenas de anos atrás prevaleceu inalterada até aos dias de hoje. A utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão durante o combate, é considerada uma particularidade do muay thai. No espaço de tempo em que decorre a dança é frequentemente utilizado um gravador (cassete,CD) para transmissão da música, no entanto durante o confronto físico tornou-se imprescindível a música ao vivo. Enquanto decorrem os rituais preparatórios para o combate do lutador, o ritmo da música aumenta e diminui, como modo de encorajamento dos lutadores. Mais lenta para o ram muay e wai khru e mais impetuosa no decorrer do combate, esta música é interpretada ao vivo por um grupo de quatro músicos, em que cada um toca um instrumento particular. Estes instrumentos são empregues na realização da música para o muay thai designadamente a Pi Java, um clarinete, o qual é fundamental para a melodia; um par de tambores designado de klog kaakching que se trata de pequenos pratos em ferro, bronze ou latão; e outro tipo de tambor originário do sul da Tailândia, denominado de mong kong.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Muay_thai#Hist.C3.B3ria_e_evolu.C3.A7.C3.A3o

terça-feira, 25 de março de 2014

Alguns Rituais

Rituais

A tradição de uma série de rituais é referência no muay thai desde os seus primórdios até aos dias de hoje, sendo que continuam reverenciados enquanto parte fulcral desta tradicional arte marcial. Para o praticante de muay thai esta disciplina, mais do que um desporto de combate, é considerada uma filosofia, sendo adoptada por muitos como um estilo de vida. Através de rituais realizados antes dos combates, os atletas procuram saberes fundamentais relacionados com a verdade, com a mente, com o conhecimento, onde demonstram e procuram forças e proteção espiritual para o combate respetivo. Cada um destes elementos do muay thai tradicional está profundamente ligado com a religião budista e crenças particulares do povo tailandês. A devoção budista desta nação pode ser observada na prática e nos seus costumes. Os templos budistas continuam a ser diariamente frequentados por lutadores e treinadores que neles realizam as suas preces, solicitando proteção e sucesso nas suas carreiras. Muito antes da religião budista ter chegado ao povo tailandês, este já possuíam uma cultura, crendo completamente na existência da vida após a morte e nos seus próprios espíritos protetores, que acreditam estarem presentes no muay thai. A religião do povo tailandês abrange mais do que a simples devoção budista e isto pode ser observado na prática quotidiana dos templos. Muito antes do budismo se instaurar nas terras de Sião, o povo thai era animista, ou seja, acreditava na existência de espíritos presentes em toda a parte. O budismo foi ocupando progressivamente o seu lugar de uma forma organizada mas sem eliminar por completo a crença anterior. Um dos costumes religiosos do povo tailandês consiste na utilização de um altar conhecido como casa dos espíritos, por eles designado de san phra phum (em tailandês: ศาลพระภูมิ). Cada centro de treino tem o seu pequeno local de culto sendo este adornado todos os dias com grinaldas de jasmim frescas e com oferendas de comida e bebida. Paralelamente, o povo tailandês acredita em amuletos da sorte e para o lutador tailandês existem dois dos quais este nunca se separa: o mongkon (coroa) e o kruang Ruang (bracelete). Não se sabe com precisão quando é que estes dois objectos sagrados se tornaram parte integrante do muay thai. A opinião geral é de que os mesmos foram introduzidos pelo Príncipe Negro, por volta do século XVI, como um elemento essencial dos rituais de combate.

Wai Kru

O wai kru também designado de khuen kru refere-se a uma cerimónia que tem como objetivo homenagear o mestre. Todos os anos é feita uma homenagem ao mestre do respetivo campo, a que se denominayohk kru. Contudo, sempre que os pupilos queiram usar o conhecimento que lhes foi ensinado, começam por mostrar o seu respeito homenageando o seu mestre com uma dança previamente desenvolvida, que antecede o combate.Assim, o wai kru consiste numa primeira parte da dança, durante a qual o lutador percorre o ringue caminhando ao longo do perímetro circunscrito pelas cordas. Este atua com uma pausa em cada um dos cantos, rezando uma pequena oração. O ato de percorrer o ringue apresenta como simbolismo o delimitar o mesmo, conjurando infortúnios e protegendo o lutador durante todo o confronto. Seguidamente, o atleta dirige-se ao centro do ringue, ajoelhando-se voltado para o seu campo de treino. Pausadamente, une as suas luvas em frente da sua face, começando a inclinar-se enquanto reza pequenas orações budistas. Este conjunto de movimentos é repetido por três vezes, prestando homenagem a três entidades divinas. Durante estas preces o lutador dignifica Buda, a Sangha(ordem dos monges) e o Darma (os ensinamentos de Buda). Simultaneamente, o atleta dá graças ao seu mestre, ao seu campo e aos seus antepassados do muay thai. Quanto à etimologia do nome, waisignifica "retribuir respeito" enquanto que kru significa "professor"; conjugando, obtém-se acepção de "retribuir respeito ao professor".

Ram muay

Ram muay empregue antes do combate iniciar. Um ritual realizado antes de cada disputa como forma de preparação dos lutadores para o confronto.
Subsequentemente ao ritual wai kru, e em movimentos sequenciais, o lutador começa a desenvolver uma lenta série de movimentos estilizados, o ram muay, sendo este executado ao ritmo da música que conduz o lutador em direcção às quatro cordas do ringue em busca de proteção. Cada atleta elabora uma dança própria que se diferencia de qualquer outro. Alguns dos lutadores incorporam movimentos únicos da região de onde são oriundos, enquanto que outros atletas simplesmente acrescentam movimentos próprios. O ritual tem como objetivo manter afastados os espíritos do mal, sendo empregue sempre antes dos confrontos com o propósito de que nenhum mal ocorra para com o lutador e o seu mestre. Em suma, o ram muay tornou-se um entretenimento adicional para o espectador do muay thai e um alongamento que consiste em desenvolver uma série de movimentos previamente estabelecidos ou improvisados dentro do ringue Além de ser uma tradição litúrgica, esta série ritmada de gestos e de passos serve também como aquecimento antes do início do combate, sendo igualmente uma forma de relaxamento que prepara o competidor física e mentalmente. Os lutadores que apresentam o mesmo estilo de dança são da mesma escola. Existe a crença que a prática do ram muay traz sorte e protege contra acontecimentos funestos. O ram muay é executado de acordo com as instruções e estilo do treinador, variando de região para região e de treinador para treinador. Em todo o treino de muay thai, o ram muay constitui uma parte fundamental da aprendizagem.
Para que o preceito seja possível, existe um costume aplicado previamente que determina a relação futura entre o aluno e o mestre. O khuen kru ouyohk kru é denominado aquando o instrutor aceita o estudante, assim como quando o estudante aceita o instrutor para treiná-lo. No passado, o aluno era obrigado a servir o seu mestre por um determinado período de tempo antes do treino propriamente dito ter início. Durante este período o mestre observava o aluno assegurando-se a confiabilidade do mesmo, da sua honestidade e capacidade, atributos estes de alguém digno à aprendizagem desta arte. Uma vez correspondidas as expectativas quanto ao desempenho do aluno, o treinador determinaria administrar o khuen kru. Esta cerimónia marca o ponto em que mestre e aluno se aceitam mutuamente para o exercer de uma aprendizagem útil e proveitosa. O estudante passa ao dever de cumprir as regras e regulamentos estatuídos pelo seu mestre. O ram muay era executado no passado como forma de prestar homenagem ao rei que era normalmente um espectador assíduo das grandes competições. Consequentemente, o ram muaytornou-se uma tradição que preserva a arte do muay thai, não permitindo a perda da sua autenticidade. Este rito de passos e gestos cadenciados, é pois a primeira etapa a ser transmitida ao principiante da belicosa arte tailandesa.

Saudação

Depois de completos os rituais wai kru e ram muay, tanto o lutador como o seu mestre realizam uma saudação. Comum entre os praticantes da religião budista, esta saudação é efectuada com as mãos juntas à frente do rosto, seguindo-se uma pequena flexão frontal com a cabeça e tronco. As mãos devem estar posicionadas mais à frente dependendo da importância da pessoa que se cumprimenta. Esta saudação realiza-se em todas as ocasiões de encontro, pronunciando-se as palavras sawadee krap ou kaa kru muay. Por sua vez, aquando a saudação feminina, são proferidas as palavras sawadee kaacomo cumprimento feminino.

Mongkon

O mongkon refere-se a uma coroa usada pelos lutadores quando entram no ringue. Este objecto sagrado é tradicionalmente benzido em sete mosteiros budistas, sendo colocado na cabeça do lutador antes do mesmo entrar no ringue de combate e, naturalmente, de serem executados os rituais wai kru e ram muay.O mongkon pertence ao mestre e ao campo de treino do lutador. Todos os atletas de determinado campo utilizam o mesmo mongkon. Este é colocado na cabeça do lutador antes do mesmo se deslocar para o ringue, precedido de uma breve oração, que se acredita que protegerá o lutador de graves lesões, sendo que expulsará os espíritos negativos da área de combate. Por fim, o sagrado objecto é removido do lutador quando este termina uma série de movimentos sequenciais que completam o wai kru e o ram muay. A colocação e remoção do mongkon é executada, geralmente, pelo treinador do ginásio, contudo pode também ser efectuada pelo pai do lutador ou alguém bastante próximo do mesmo. O mongkon é único para cada campo. Este objeto purificado permite que, através da sua posição e formato, seja possível distinguir o respectivo local da Tailândia de onde o atleta é proveniente. No passado, caso a parte de trás do mongkon estivesse apontada para cima, significava que o lutador era originário do norte da Tailândia. Uma vez que a parte de trás estivesse apontada para baixo, então o mesmo pertencia ao sul do país. Adicionalmente, se a extremidade posterior estivesse apontada para trás, então o atleta pertencia à zona centro da Tailândia. Outrora, os lutadores estavam deveras interditos de transportar ou colocar em si mesmos este objeto. Contudo, é hoje comum que o mongkon seja já segurado pelos atletas, sobretudo no ocidente. Como peça sagrada, e de acordo com as tradições budistas, o mongkon é sempre guardado acima da cabeça de todos na sua presença e nunca é suposto que o mesmo toque o solo.

Paprachiat

O paprachiat também conhecido por prajied ou kruang ruang refere-se a uma corda trançada colocada no braço do lutador. Ao contrário do mongkon este é um objeto pessoal. O amuleto sagrado é oferecido ao lutador antes de este iniciar a sua carreira no campo de treino durante o seu período de formação espiritual que deve ocorrer por um tempo de aproximadamente seis meses num mosteiro. Ao longo da cerimónia final no mosteiro, o amuleto é benzido pelos monges, transformando-se num importante talismã. Ao longo do tempo, e principalmente em regiões fora da Tailândia, estes formalismos foram-se perdendo, no entanto outros ainda se mantém. O kruang ruang é consumado a partir de tecido proveniente de roupas sagradas de um monge, assim como de roupas de um membro da família do lutador. Este pode usar o kruang ruang em apenas um dos braços, evidenciando qual dos seus braços é o mais forte. Porém, alguns estádios exigem que o objecto deva ser utilizado em ambos os braços, como é exemplo o estádio Lumpinee. Tal como no mongkon, acredita-se que o amuleto providência sorte, protegendo o lutador durante o combate.
Mondam S. Weerapol a realizar o ram muaypreparando-se para o combate.

Phuang malai

Também dentro das tradições está presente o phuang malai, uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador. O phuang malai é oferecido pelos colegas ao lutador como forma de amuleto e desejo de sorte. Estas flores, normalmente de jasmim, são firmadas entre si, formando uma gargantilha suficientemente grande para que o lutador a possa usar à volta do seu pescoço. Na tradição budista, as flores simbolizam a vida, a morte e a volatilidade da existência. O phuang malai não é oriundo do muay thai, tal como o mongkon e o kruang ruang, este foi incorporado no desporto por influência da cultura tailandesa, no entanto, é frequente o lutador transportar o phuang malai para dentro do ringue, onde é retirado depois das danças cerimoniais e antes do combate.

domingo, 23 de março de 2014

Pesos

Categorias de peso

As regras mundiais de muay thai em classes de peso conjunto não se encontram disponíveis, como resultado, o peso do lutador pode estar sujeito a diferentes categorias, dependendo da região. As seguintes tabelas apresentam as categorias de peso de acordo com o regulamente de competição da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai e da Federação Internacional de Muay Thai, World Boxing Council (WBC Muay Thai).A data. de pesagem pode também variar. O atleta pode ser submetido à pesagem tanto um dia anterior ao combate, como horas antes do mesmo tomar início.
Categorias de peso de acordo com a Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai
CategoriaPeso (Kilos)
Mosca Ligeiro45 – 48 kg
Mosca48–51 kg
Galo51 – 54 kg
Pena54 – 57 kg
Leve57 – 60 kg
Super Leve60 - 63,5 kg
Meio Médio Ligeiro63,5 – 67 kg
Meio Ligeiro67 – 71 kg
Médio71 – 75 kg
Meio Pesado75 – 81 kg
Cruzador81 – 86 kg
Pesado86 – 91 kg
Super Pesado91 kg - em diante

Pelea de Federico Figari en Tailandia Tiger Muay thai 2011 - Hakkyo

quinta-feira, 20 de março de 2014

sexta-feira, 14 de março de 2014

Luiz Sorriso x Alex Cobra

Best Muay Thai Knockouts 2012 - Part 1

Filosofia

História e Filosofia
O Muay Thai, ou boxe tailandês, tem uma longa tradição na Tailândia e começou há muitos séculos. Esta forma nativa de arte marcial também é praticada nos países próximos – no Cambodja é conhecido como Pradal Serey, e como Tomoi no norte da Malásia. Acredita-se que teve origem na China. Antigamente, o Muay Thai era ensinado como parte do treinamento militar siamês, e ainda hoje é empregado pelo exército tailandês.
No passado, o Muay Thai era uma espécie de entretenimento para a realeza. As luvas eram feitas de cordas trançadas, alcatrão e cacos de vidro para garantir um espetáculo sangrento. Também foi influenciado pela savate francesa, que foi introduzida pelos marinheiros.
Hoje o Muay Thai é considerado mais como um esporte do que como uma arte marcial. A versão esportiva varia ligeiramente do original, e consiste em chutes e socos entre competidores que usam luvas de boxe, em um ringue similar ao usado no boxe. O Muay Thai, assim como a savate e o caratê, foi altamente influenciado pelo desenvolvimento do kickboxing no Japão, na Europa e na América.
Recentemente, o Muay Thai passou por uma explosão de popularidade em todo o mundo, e muitos devotos chegam a viajar para a Tailândia para lições intensivas de Muay Thai.

terça-feira, 11 de março de 2014

Tailândia

Muay thai na Tailândia

Atualmente, não existem campeões nacionais nem campeões estaduais, como noutros desportos de combate. Existem dois estádios principais na Tailândia, o "Lumpinee" e o "Radatchamnoen", designados de campos, sendo que possuem lugares para cerca de 20 mil pessoas. Existem, assim, dois campeões, o de Lumpinee e o de Radatchadamnoem, formando-se um ranking para cada um deles, o qual é bastante disputado . A luta na Tailândia é, para muitos, um meio para a sobrevivência, principalmente em épocas de seca. Os lutadores vão para os campos instalando-se neles, onde, por vezes, lutam em troca de comida e alojamento. Os jovens começam geralmente a praticar muay thai por volta dos seis e sete anos, sendo que aos quinze anos de idade muitos alcançam o estatuto de profissionais, conseguindo até títulos de campeões. A partir daí, só combatem pela disputa do dinheiro. O muay thai é levado tão a sério que grande autoridade da Tailândia é convidada a entregar a premiação aos campeões. Durante cada combate é adjudicada uma música de fundo que aumenta ou diminui o compasso da mesma conforme o ritmo da luta. Antes de cada luta é executado um ritual, solicitando proteção e sorte aos lutadores, onde por vezes é assim homenageado o técnico. Esse ritual é chamado de "ram muay", diferenciando-se conforme cada escola e região.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Estilos

Estilos de muay thai

Em qualquer academia, os ritos de kru possuem algumas peculiaridades que definem e caracterizam o estilo de luta de cada uma. Estas nuances podem-se evidenciar quando se atenta nas bases e posturas dos lutadores tailandeses. De entre os estilos, devem ser citados:
  • Muay Chaiya - Um estilo do sul da Tailândia, criado na cidade de Chaiya da província de Surat Thani.
  • Muay Maa Yang - É um estilo subestimado de muay thai original do sul. Apelidado de maa yang vem da expressão jaunts.
  • Muay Khorat - Com mais de mil anos, o muay khorat apresenta o nome do lugar de sua origem, em Khorat Rachasima que fica situado na região leste da Tailândia.
  • Muay thasao - Da região norte da Tailândia este estilo tem ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de ling lom (lit. macaco ventoso).

Elas vão a luta

Participação feminina

Duas mulheres, atletas de muay thai em competição amadora.
Outrora, as mulheres eram estritamente proibidas de tocar ou até de se aproximarem de um ringue de muay thai. O mito de que a presença da mulher em áreas de luta acarreariam azar aos atletas assim como aos espectadores que presenciassem o mesmo combate, era rigorosamente considerado. Atualmente existem alguns locais no oriente onde a presença das mulheres num confronto entre lutadores do referente estilo, continua a ser um tema a de conceituar.Na Tailândia e em alguns outros países é frequentemente estabelecida a tradicional regra que normaliza o fato de que os homens não podem treinar ou lutar nos ringues das mulheres e vice-versa. Outro aspeto que de distinto modo posiciona a mulher numa apreciação divergente do homem refere que as mulheres devem entrar no ringue entre as cordas do meio ou pelas cordas de baixo. A mulher está, portanto, condicionada à proibição de entrar no ringue por cima das cordas assim como fazem os lutadores do sexo masculino. Apesar desta regra tradicional do seu país de origem, este costume tem vindo progressivamente a ser desconsiderado, uma vez que um grande número de países tem permitido cada vez mais que as mulheres tenham a oportunidade de competir ao nível de regras e espaço equitativo ao dos homens. É comum hoje em dia, a publicidade associar a beleza da mulher aos seus produtos, uma vez que é de vulgar conhecimento os benefícios físicos que podem ser adquiridos através da prática constante do muay thai entre as mulheres.

Protetor Bucal

Protetor Bucal Tapout - Verde e Branco (2 Bucais)PROTETOR BUCAL TAPOUT - VERDE E BRANCO (2 BUCAIS)
R$89,00
 http://www.worldcombat.com.br/

quarta-feira, 5 de março de 2014

Pontos

Pontuação

Símbolo oficial da modalidade.
Exemplo de calção utilizado em muay thai.
Para o vencedor de cada round, é-lhe atribuído cinco pontos no final do mesmo, sendo que o derrotado do mesmo assalto angaria somente quatro pontos. Caso existam quedas, por arremesso ou qualquer outro ataque do oponente, são deduzidos um ponto por cada ida ao tapete. Todas as técnicas legais, que efetivamente atinjam áreas permitidas de ataque com velocidade, foco, equilíbrio e potência, serão avaliadas com um ponto. As técnicas devem ser executadas em potência, uma vez que qualquer técnica que apenas toque levemente o adversário não será pontuada.Resumindo, pontuar consiste na utilização de golpes eficazes e objetivos que atinjam o oponente. Assim, a forma mais útil de pontuar encontra-se em:
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que leve o juiz a dar uma contagem ao adversário.
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que cause desequilíbrio ao adversário.
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que leve o adversário ao chão.
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que leve a o adversário a virar as costas ao seu oponente.
  • Levar o adversário continuamente ao chão, por exemplo através do clinch.
Se um atleta é forçado a dar sinais de fraqueza, cansaço ou alguma evidência de querer fugir ao combate, a sua derrota é evidente. Ou seja, um atleta perderá o assalto caso:
  • Invariavelmente virar as costas ao seu adversário.
  • Evite combater.
  • For incapaz de impedir que a sua cabeça seja continuamente puxada para baixo no clinch.
  • Use estratégias desleais para evitar ser atingido. Por exemplo atirar-se para o chão quando a sua perna é agarrada pelo adversário evitando assim receber um golpe e/ou agarrar-se às cordas para de alguma forma tirar vantagem da situação e/ou agarrar-se às cordas para obrigar o juiz a interromper o clinch, entre outros.