Sou aluno do 8.º Ano do Ensino fundamental no Colégio Ômega. Pretendo atuar na área de esportiva: Muay Thai. Fiz este Blog a pedido do meu professor de Empreendedorismo (Prof. Esp. Flávio dos Santos). Meu objetivo é informar tudo que for possível sobre a carreira que pretendo seguir. (João Victor)
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Combate
Duração do combate
No muay thai profissional, cada combate tem a duração de cinco rounds separados por um minuto de recuperação, sendo que cada round abrange um tempo de três minutos. Em competições amadoras, cada combate é constituído por quatro rounds separados, por um intervalo de tempo previamente definido. Qualquer período de paragem não é contabilizado como tempo de combate e no final de cada round existe um período de descanso de dois minutos. Este serve para que os lutadores limparem as suas feridas e recuperarem as suas forças.
Conjuntos de técnicas do muay thai tradicional
Mae Mai Muay Thai
Mae Mai ("técnicas principais") refere-se às principais séries de movimentos técnicos de combate, consideradas manobras básicas empregues num confronto de muay thai. As técnicas desta arte tradicional são agrupadas de forma distinta dependendo dos professores e suas respectivas escolas. Em inúmeros manuais de muay thai, as técnicas são claramente classificadas de acordo com as suas características funcionais. Considera-se o Mae Mai Muay Thai um conjunto de técnicas provenientes do muay thai tradicional. Os principiantes do muay thai aprendem primeiramente estas técnicas antes dos treinos de Look Mai Muay Thai, tratando-se de técnicas de ataque e defesa consistem em quinze movimentos mais detalhados do desporto.
Look Mai Muay Thai[editar | editar código-fonte]
Look Mai ou luk muay consiste em quinze séries de movimentos de menor importância do muay thai tailandês. Look Muay são um conjunto de manobras básicas do muay thai, que derivam do Mae Mai Muay Thai. Esta divisão de técnicas apresenta sequências mais detalhadas de ataque, defesa e contra-ataque. Antes de se iniciar o treino destes movimentos técnicos, o atleta deve possuir primeiramente a experiência do Mae Mai Muay Thai. As qualificações dos antigos treinadores de muay thai seguiam técnicas de boxe tailandês em quinze movimentos caracterizados por se tratarem de técnicas complementares do muay thai.
Tanto o Mae Mai como o Look Mai são susceptíveis a diferentes interpretações. Estas sequências de técnicas, cuja sua codificação remonta, segundo os especialistas, até ao século XIX, adestram, por exemplo, o processo necessário para desenvolver habilidades singulares, tais como o aperfeiçoamento sobre o momento de ação do praticante no que se refere à defesa e ataque, para além que transmitir noções de distância com objetivos ofensivos e defensivos. Estas técnicas seriadas traduzem instruções sobre os pontos vitais e mais sensíveis do corpo humano associando movimentos capazes de alcançar os referentes alvos, golpeando-os de forma eficaz e obtendo um significativo efeito quando desferido com sucesso cada golpe.
Todas as técnicas de Mae Mai assim como de Look Mai são minuciosamente estudadas, não só sobre as suas formas básicas, já estabelecidas, como também sobre as suas variações. No total, todas as formas básicas tal como suas variantes, constituem cerca de cem séries de movimentos técnicos, representando uma autêntica plataforma técnica do estilo atualmente empregue entre as escolas tailandesas. O estudo destes princípios e conjuntos de técnicas resume-se a uma fonte imensa de informação sobre a arte marcial com considerável utilidade e importância. O atleta adquire, portanto, um desempenho distinto quando em combate, uma vez aplicadas soluções técnicas que demonstrem grande domínio da disciplina. São pois, noções fulcrais ao entendimento deste desporto de combate.
Khon Muay Thai[editar | editar código-fonte]
O ataque e contra-ataque é chamado de Khon Muay tratando-se de estratégias de muay thai. Khon Muay refere-se, pois, à nomenclatura dos movimentos (ataque e contra-ataque utilizando-se de socos, cotoveladas, entre outros) do muay thai. A característica do uso, seguindo os métodos de ataque e defesa, define os estilos de cada escola. Cada local de ensino possui a sua característica particular, sendo que o khon muay é utilizado para distinguir cada estilo. Cada termo abaixo referido designa um conjunto de técnicas de ataque e contra-ataque existentes no muay thai tailandês.81
- Kon Jujom' = ataque
- Kon Kae Mad' = defesa
- Kon Louko' = punhos
- Kae Thao' = pernas
- Kon Kae Khao' = joelhos
- Kon Kae Sok' = cotovelos
Cherng Muay[editar | editar código-fonte]
Cherng Muay é um método de utilização dos punhos, das pernas, dos joelhos e dos cotovelos enquanto a habilidade de defesa e ataque. Mr. Uthai Sindhusan dividiu o Cherng Muay em quatro métodos (4 Cherng). Os seguintes termos caracterizam técnicas únicas do muay thai tradicional, sendo utilizados no seu país de origem enquanto designações próprias para cada conjunto de técnicas de cotovelos, joelhos, punhos e pernas.81
- Cherng Thao 15 Cherng (técnicas de punhos);
- Cherng Sok 24 Cherng (técnicas de cotovelos);
- Cherng Khao 11 Cherng (técnicas de joelhos);
- Cherng Mad 15 Cherng (técnicas de pernas).
Respiração do atleta
Respiração
A respiração é um processo natural que se encontra descrito em ventilação pulmonar. É comum que na vida quotidiana não seja outorgada significante importância à respiração, pois é um reflexo natural que envolve processos neuro-muscular-torácico-pulmonar e físicos os quais são processados instintivamente. No entanto, quando submetidos a elevado esforço físico, o atleta vê-se confrontado com alguns obstáculos que dificultam gravemente a espontaneidade de todo esse processo. A necessidade de manter os dentes cerrados para evitar o nocaute, assim com a presença do protetor bucal, origina dificuldades acrescidas ao lutador. Para além do aperfeiçoamento das técnicas de muay thai, o treino foca-se também na aprendizagem gradual de controlar o sistema respiratório, alcançando resultados úteis que se vão reflectir principalmente na resistência física do atleta.
Na prática do muay thai, a respiração é controlada através de métodos específicos pelos quais o lutador deve-se utilizar na execução da técnica de combate. Exalar fortemente o ar pelo nariz é comum entre os praticantes tanto de muay thai como de outras artes marciais, pois ajuda a libertar o dióxido de carbono dos pulmões. A respiração é uma importante ferramenta para os atletas amadores ou profissionais. Nas artes marciais japonesas, considera-se que o Kiai (espécie de vocalização utilizada geralmente aquando golpes traumáticos), aumenta a potência do indivíduo na execução de um golpe ou técnica. Entre as artes marciais coreanas, similarmente, é utilizado o Kihap. Quando utilizado correctamente, o kiai conecta os elementos físicos e mentais de uma técnica, e serve tanto para ações defensivas como ofensivas. O significado do próprio termo denota um conceito de um sistema unificado ou integrado em que o "ki" corresponde à "mente" ou "energia interior" e "ai" significa "unir". Ou seja, a energia flui pelos processos metabólicos e fisiológicos da respiração, daí a sua essência e também a sua naturalidade. Os grandes mestres afirmam que o kiai é um aspecto do controlo da respiração, é a extensão audível do nível de energia aplicado numa determinada técnica.
No muay thai, os atletas recorrem à expiração enquanto desferem um golpe. Este processo da respiração promove a saída do ar dos pulmões, somada à contração muscular abdominal e do diafragma. Assim, defensivamente, a expiração previne o nocaute uma vez que a contração muscular protege os órgãos internos do golpe adversário. Enquanto ataque ofensivo, a expiração, para além de utilizada como forma de distrair o oponente, fortalece a cadeia cinética uma vez contraída a região central do corpo, promovendo o aumento da potência do golpe.
Para o controlo da respiração, existem vários exercícios de treino, tanto estáticos como dinâmicos. Os exercícios estáticos consistem em estabelecer determinadas posições hirtas, comuns em diferentes tipos de meditação, ou até mesmo desenvolver processos de combate estáticos sob pressões físicas adversas. Os exercícios de respiração dinâmicos são praticados durante a formação do atleta, no decorrer dos variados treinos físicos de combate e força. Existe também exercícios emparelhados como é exemplo o sparring. Estes tipos de treinos são bastante eficazes para o atleta, o qual adquire a capacidade de respirar ritmicamente, mesmo sob algumas pressões externas. Conseguir respirar naturalmente aquando submetido a situações adversas de combate é um procedimento que requer experiência.
O maior campeonato de muay thai
|
O Campeonato mundial de Muay Thai acontece do dia 18 a 26 de Março, o Brasil levará sua delegação para disputar o mundial que acontece em Bangkok na Tailândia . Cada atleta deverá pagar suas despesas próprias como passagem aérea, hotel, inscrição da competição, alimentação e seus gastos pessoais nesta viagem. Preferencialmente os campeões são os primeiros da lista, caso algum atleta não puder ir por motivo de força maior, o segundo do ranking entrará, assim da mesma forma para o segundo, terceiro... Atletas que queiram participar do mundial mas não tenham conseguido pontos suficiente, devem entrar em contato com a CBMT pois caso haja vaga na categoria, poderá existir essa possibilidade. Fora o campeonato mundial acontecerão vários cursos nesse período do mundial, como por exemplo: Arbitragem, treinador, corner, Wai Kru entre vários cursos que estarão disponíveis para todos que estiverem por lá. Essa semana será colocada no ar o pacote da operadora de turismo , com aéreo ida e volta, dez dias de hotel e café da manhã, poderão ser pagos em até 9 vezes. Todos os atletas classificados devem entrar em contato urgente para definição de peso (categoria) e confirmação, atletas não classificados interessados devem entrar em contato para que possa ser guardado um possível lugar no caso de vaga para a competição. Tels: 21 2275 0240 OU 2278 2850 Emails: contato@cbmuaythai@gmail.com, cbmuaythai@gmail.com Qualquer pessoa que queira participar somente da viagem, assistir o mundial ou fazer os cursos, poderão fazer parte da delegação. Estará disponível o pacote essa semana no ar. Segue categorias do mundial de Muay Thai 2010 Bangkok - Tailândia 18 a 26 de Março Cotton weight 38kg 40kg Paperweight 40kg 42kg Pin Weight 42kg 45kg Light Flyweight 45kg 48kg Flyweight 48kg 51kg Bantamweight 51kg 54kg Featherweight 54kg 57kg Lightweight 57kg 60kg Light Welterweight 60kg 63.5kg Welterweight 63.5kg 67kg Light Middleweight 67kg 71kg Middleweight 71kg 75kg Light Heavyweight 75kg 81kg Cruiserweight 81kg 86kg Heavyweight 86kg 91kg Super Heavyweight 91+ |
Preparamento do atleta
Condicionamento físico do atleta
Ver também: Capacidade motora, Coordenação motora, Flexibilidade e Resistência físicaO método de treino do muay thai para além de incrementar a aptidão física geral e combater o sedentarismo oferece a possibilidade de desenvolver força e explosão, flexibilidade ativa, velocidade e excelente resistência cardiovascular. O atleta é condicionado ao espírito de luta sendo-lhe adestrada a capacidade própria de relaxar e de lidar com o stress, habilitando-se a técnicas de relaxamento ou de treinamento autógeno. O treino de muay thai apresenta hoje em dia a segurança adequada graças a sofisticadas e úteis proteções empregues nos treinos, que foram evoluindo correspondendo às necessidades dos atletas, reduzindo assim a probabilidade de danos aos lutadores entre as competições. O muay thai também prova a eficácia do praticante fora do ringue. Esta arte foi, por isso, abraçada entusiasticamente por praticantes de diversas atividades de defesa pessoal, desportivas, militares e de imposição da lei.
O boxe tailandês tem vindo a ligar cada vez mais praticantes a esta forma de luta, por proporcionar uma aprendizagem relativamente agressiva que desenvolve um significativo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. O tipo de treino desta modalidade ajuda as crianças e adolescentes a ganharem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas, tal como a maioria dos desportos de combate. O atleta é submetido a uma preparação de elevado acondicionamento físico, apto para um combate impetuoso, lesivo e veloz. Para além disto, o pugilista é compelido a um temperamento sagaz e uma interpretação de luta distinta. Sem a ideal condição física e psicológica, o atleta possuiria dificuldades em realizar os movimentos técnicos e táticos, isto pode influenciar diretamente no resultado de cada disputa. O muay thai é um desporto complexo, podendo-se diferenciar dependendo da região, conforme o método de ensino aplicado. Isto pode ser perceptível na diferença de treino entre o seu país de origem em relação ao empregue na Europa e América. Os praticantes carecem de variadas qualidades, entre as quais força, resistência e suplementos estratégicos. A boa coordenação, ritmo, tempo e o balanço são especificidades fulcrais ao bom desempenho. Todos esses fatores físicos contribuem para o sucesso no muay thai.
Actualmente as artes marciais têm vindo a ter grande procura no mundo inteiro. Com os torneios a decorrerem, assim como a profissionalização dos atletas e com as elevadas bolsas e premiações, o incentivo instala-se cada vez mais à prática desta tradicional arte marcial. É uma das lutas com mais contato físico existente, apresentando eminente agressividade. Os atletas necessitam de imensa resistência e força, além de uma coragem invulgar para a prática profissional.
O boxe tailandês tem vindo a ligar cada vez mais praticantes a esta forma de luta, por proporcionar uma aprendizagem relativamente agressiva que desenvolve um significativo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. O tipo de treino desta modalidade ajuda as crianças e adolescentes a ganharem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas, tal como a maioria dos desportos de combate. O atleta é submetido a uma preparação de elevado acondicionamento físico, apto para um combate impetuoso, lesivo e veloz. Para além disto, o pugilista é compelido a um temperamento sagaz e uma interpretação de luta distinta. Sem a ideal condição física e psicológica, o atleta possuiria dificuldades em realizar os movimentos técnicos e táticos, isto pode influenciar diretamente no resultado de cada disputa. O muay thai é um desporto complexo, podendo-se diferenciar dependendo da região, conforme o método de ensino aplicado. Isto pode ser perceptível na diferença de treino entre o seu país de origem em relação ao empregue na Europa e América. Os praticantes carecem de variadas qualidades, entre as quais força, resistência e suplementos estratégicos. A boa coordenação, ritmo, tempo e o balanço são especificidades fulcrais ao bom desempenho. Todos esses fatores físicos contribuem para o sucesso no muay thai.
Actualmente as artes marciais têm vindo a ter grande procura no mundo inteiro. Com os torneios a decorrerem, assim como a profissionalização dos atletas e com as elevadas bolsas e premiações, o incentivo instala-se cada vez mais à prática desta tradicional arte marcial. É uma das lutas com mais contato físico existente, apresentando eminente agressividade. Os atletas necessitam de imensa resistência e força, além de uma coragem invulgar para a prática profissional.
Lutador
O lutador de muay thai[editar | editar código-fonte]
Ver também: Treino físico
Na Tailândia crianças são principiadas em aulas de muay thai por volta dos cinco e seis anos, aprendendo a arte da luta e acalentando o sonho de se tornarem grandes lutadores do Ratchadamnoen ou doLumpinee.
Muitas crianças e adolescentes vivem no próprio campo de treino, sob a tutela de um instrutor (em tailandês krukroo), onde se ausentam somente para frequentar as horas de escola. Geralmente, os treinos nos campos tailandeses têm início por volta das quatro da manhã, sendo-lhes propostos treinos com corrida e boxe de sombra. O trabalho no saco faz também parte da preparação, seguido do estilo livre de sparring e exercícios de boxe com o equipamento adequado (luvas e capacete).
As pernas de um lutador tailandês, são desenvolvidas com treinos de corrida assim como com o persistente exercer de técnicas sendo estas as partes do corpo mais sofridas por contusões musculares, apesar dos danos mais graves ocorrerem no rosto pela utilização das cotoveladas e punhos. Exercícios diferentes, como defesa a ataques com armas brancas, dependem de cada instrutor não sendo algo pertencente à modalidade. Os principiantes são treinados no domínio do jogo de pernas, nas combinações de socos, cotoveladas, joelhadas e pernas, sobretudo os circulares. Para o atleta adquirir uma aptidão física básica considera-se que sejam necessários um mínimo de dois meses de treino intensivo. Em seis meses, o praticante deve já possuir capacidades que o distinguem pela eficácia enquanto lutador. Uma vez que se considera supérfluo trabalhar atletas que não demonstram futuro na arte, só os melhores são elegidos para competir no ringue de apostas. Os treinos diários variam de seis a oito horas, apresentando um mínimo de seis dias por semana. Existe inúmeras formas de apurar os melhores lutadores. Uma das mais utilizadas consiste na inclusão de, após o treino de resistência, um cumprimento na execução de cerca de quinhentos circulares no saco de treino. Aqueles capazes de superar a marca de, pelo menos, trezentos golpes consecutivos, demonstram então um espírito forte, intrepidez e auto-motivação, atributos fundamentais para um atleta de alta competição.
Apesar de tudo, somente um pequeno número de atletas profissionais tailandeses estão presentes no pódio das mais conceituadas competições da Tailândia,Europa e América. Em média, um lutador tailandês de muay thai é capaz de se manter em competições profissionais cerca de quatro anos. A austeridade dos combates são o motivo paradigmático responsável pelo significativo desgaste dos atletas.
Para além de um desporto altamente exigente e perigoso (a nível de competições), o muay thai é para muitos um estilo de vida sendo que para participar num combate é necessário que um lutador respeite determinadas normas. Segundo o manual médico do Conselho Mundial de Muay Thai, cada atleta não deve apresentar qualquer deficiência física; a participação é completamente proibida a menores de quinze anos de idade; e o peso mínimo permissível orienta-se pelos quarenta e cinco quilogramas, sendo que a um peso inferior, o atleta é interdito de participar em qualquer combate internacional.47
Quanto ao equipamento, apenas as luvas, que se encontrem certificadas pelo Conselho Mundial de Muay Thai, são permitidas. Todos os praticantes devem utilizar luvas de combate, sendo que o peso de cada uma obedece à categoria de peso em que o desportista se insere. As luvas devem apresentar o seu formato original, de modo a que os lutadores partam em igualdade de circunstâncias. Antes do início de cada combate, um membro da comissão do jogo inspecciona as luvas de cada atleta.
Existem algumas regras específicas no que diz respeito à indumentária de um lutador, nomeadamente, o que pode ou não utilizar. De acordo com o regulamento, podem ser utilizados apenas calções próprios do desporto, sendo que a sua cor depende do canto a que o lutador pertence no respetivo combate. Para garantir a segurança do atleta é necessário que cada lutador utilize proteção genital (conquilha) de aço para proteção genital. A utilização de cabelos longos e/ou barba é absolutamente proibida no oriente, já no ocidente existe um ténue consentimento em relação ao tema. Seguindo a tradição, um cordão sagrado conhecido comomongkon pode ser usado em torno da cabeça durante o ritual inicial, onde os desportistas homenageiam os mestres ancestrais do muay thai, assim como a própria arte e sua filosofia. Também podem ser utilizadas ligaduras elásticas nos braços, nos tornozelos ou nas pernas, contudo, não podem ser utilizados protetores nas canelas. A utilização de ligaduras elásticas nos tornozelos por forma a proteger os pés, é opcional ao atleta. É completamente proibida a utilização de qualquer tipo de jóias ou materiais metalizados. O uso de vaselina, gordura ou qualquer tipo de substância similar é proibido, uma vez que o lutador não deve ganhar qualquer vantagem desleal sobre o seu oponente. Quanto ao protector bucal, este deve ser usado em todos os combates, sendo pois inspecionado e aprovado pelo médico presente no evento. Se o protetor cair involuntariamente durante a competição, o árbitro deve pedir tempo, limpá-lo e reinseri-lo na boca do competidor que a perdeu, no primeiro momento oportuno, sem interferir na ação imediata. Qualquer tipo de infração ao código de vestimenta pode resultar na desqualificação de um lutador antes mesmo de o combate começar.
Graduação
Sistema de graduação
No Brasil, as entidades responsáveis por realizar e supervisionar os exames de grau é a Confederação Brasileira de Muay Thai, fundada há 14 anos, e a Confederação Brasileira de MuayThai Tradicional. A CBMTT inclusive possui um Sistema Nacional de Graduação, através do qual os atletas filiados podem acompanhar toda a sua própria evolução.
Até pouco tempo atrás, a corda que simbolizava a gradução era chamada de “kruang”. Atualmente utiliza-se o termo “prajied”, que é o mesmo praticado na Tailândia.
No Brasil, as entidades responsáveis por realizar e supervisionar os exames de grau é a Confederação Brasileira de Muay Thai, fundada há 14 anos, e a Confederação Brasileira de MuayThai Tradicional. A CBMTT inclusive possui um Sistema Nacional de Graduação, através do qual os atletas filiados podem acompanhar toda a sua própria evolução.
Até pouco tempo atrás, a corda que simbolizava a gradução era chamada de “kruang”. Atualmente utiliza-se o termo “prajied”, que é o mesmo praticado na Tailândia.
Sistema de Graduação | |||||
Khan | Prajied | Experiência | Tempo | ||
1º Khan Nueng | branco | iniciante | 03 Meses | ||
2º Khan Song | amarelo | iniciante | 03 Meses | ||
3º Khan Sam | amarelo e branco | iniciante | 03 Meses | ||
4º Khan Sih | verde | iniciante | 03 Meses | ||
5º Khan Hah | verde e branco | intermediário | 06 Meses | ||
6º Khan Hok | azul | intermediário | 06 Meses | ||
7º Khan Jed | azul e branco | intermediário | 06 Meses | ||
8º Khan Pad | marrom | avançado | 06 Meses | ||
9º Khan Kaoh | marrom e branco | avançado | 06 Meses | ||
10º Khan Sib | vermelho | avançado | 06 Meses | ||
11º Khan Sib Ed | vermelho e branco | Inst. em Treinamento (Kru Fueng Sorn) | 12 Meses Idade: 18 Anos | ||
12º Khan Sib Song | preto | Instrutor (Kru Puh Chuay) | 30 Meses Idade: 20 Anos | ||
13º Khan Sib Sam | preto e branco | Professor (Kru) | 36 Meses Idade: 22 Anos | ||
14º Khan Sib Sih | prata | Mestre (Arjarn) | Nomeado pela IFMA e WMC | ||
15º Khan Sib Hah | ouro | Grão-Mestre (Arjarn Yai) | Nomeado pela IFMA e WMC | ||
16º Khan Sib Hok | ouro e prata | Grão-Mestre Honorário (Por Ra Ma Jarn) | Nomeado pela IFMA e WMC |
alguns golpes
Técnicas e golpes de muaythai
Assim como as demais artes marciais, o muaythai possui técnicas de ataque e defesa. Porém, a “ciência dos oito membros” tem as suas peculiaridades.
Os chutes circulares são um dos pontos fortes da técnica de ataque do muaythai. Para aplicar tal golpe, o lutador precisa fazer um movimento rotatório com o corpo todo. Outra peculiaridade é o uso da canela, tanto para a defesa como para o ataque. O antebraço também é bastante utilizado na defesa.
Imagem cedida pelo Portal Vale Tudo |
O muaythai é uma luta de muito atrito com o oponente. Porém, os lutadores de muaythai possuem técnicas específicas que utilizam muito quando lutam contra oponentes de outras artes marciais. Nessa hora, os lutadores de muaythai procuram desferir golpes com o cotovelo e com o joelho, procurando tirar vantagem com o uso dessas técnicas. Em função dos movimentos giratórios, os lutadores de muaythai também fortalecem, e muito, os seus músculos abdominais.
No muaythai não basta saber atacar – é preciso saber defender-se, e bem. Para tanto, os lutadores de muaythai utilizam os ombros, braços e principalmente as canelas como escudos para bloquear o golpe do adversário. Os chutes circulares baixos e médios são bloqueados principalmente com a canela. Já os golpes aplicados na parte superior do corpo podem ser defendidos com os ombros e antebraços.
A guarda do muaythai é considerada uma das melhores entre todas as artes marciais de luta em pé. As mãos do lutador ficam fechadas ou semi-abertas. Os cotovelos também são usados na guarda, mas ao mesmo tempo em que defendem, podem atacar o adversário. Durante a guarda, as pernas devem ficar flexionadas e os pés não devem, em hipótese alguma, estar em linha reta. A abertura entre os pés deve ser a mesma da largura dos ombros. O lutador deve ainda proteger o seu queixo, mantendo-o o mais próximo possível do peito.
|
Cotoveladas
O cotovelo pode ser usado de diversas formas e em diversos ângulos, como na diagonal para cima ou para baixo, horizontal, ou ainda junto com outros movimentos como o “giro” ou o “vôo”. Golpes com o cotovelo geralmente acabam cortando a sobrancelha do oponente. O cotovelo também pode ser usado no uppercut, golpe aplicado de cima para baixo que tem o objetivo de ferir o queixo do adversário. Normalmente os golpes de cotovelo são utilizados quando a distância entre os lutadores é muito pequena. Os golpes de cotovelo podem ainda ser únicos, independente de outro movimento ou golpe, ou podem ser de continuação, acontecendo logo em seguida à primeira cotovelada.
Socos
Os socos do muaythai são parecidos com os socos do boxe. Os mais comuns são:
- jab: aplica-se com a mão que está mais à frente, buscando o queixo do adversário;
- direto: aplica-se com a mão de trás, também buscando o queixo do adversário;
- cruzado: golpe que procura cruzar a linha frontal da guarda do adversário;
- upper: soco aplicado de baixo para cima cujo objetivo também é acertar o queixo do adversário.
JoelhadasO muaythai é a arte marcial que melhor aplica a joelhada. Veja as mais usadas:
- kao dode: o lutador pula para cima com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;
- kao loi: o lutador pula para o lado com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;
- kao tom: o lutador dá uma joelhada para cima em linha reta, acertando o adversário;
- kao noi: joelhada aplicada na coxa ou na barriga do adversário.
O cotovelo pode ser usado de diversas formas e em diversos ângulos, como na diagonal para cima ou para baixo, horizontal, ou ainda junto com outros movimentos como o “giro” ou o “vôo”. Golpes com o cotovelo geralmente acabam cortando a sobrancelha do oponente. O cotovelo também pode ser usado no uppercut, golpe aplicado de cima para baixo que tem o objetivo de ferir o queixo do adversário. Normalmente os golpes de cotovelo são utilizados quando a distância entre os lutadores é muito pequena. Os golpes de cotovelo podem ainda ser únicos, independente de outro movimento ou golpe, ou podem ser de continuação, acontecendo logo em seguida à primeira cotovelada.
Socos
Os socos do muaythai são parecidos com os socos do boxe. Os mais comuns são:
- jab: aplica-se com a mão que está mais à frente, buscando o queixo do adversário;
- direto: aplica-se com a mão de trás, também buscando o queixo do adversário;
- cruzado: golpe que procura cruzar a linha frontal da guarda do adversário;
- upper: soco aplicado de baixo para cima cujo objetivo também é acertar o queixo do adversário.
JoelhadasO muaythai é a arte marcial que melhor aplica a joelhada. Veja as mais usadas:
- kao dode: o lutador pula para cima com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;
- kao loi: o lutador pula para o lado com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho dessa mesma perna;
- kao tom: o lutador dá uma joelhada para cima em linha reta, acertando o adversário;
- kao noi: joelhada aplicada na coxa ou na barriga do adversário.
Chutes
No muaythai, os chutes podem ser aplicados com o pé ou com a canela, o que é mais comum. Existem três formas de chutar no muaythai:
- round kick: também conhecido como chute circular, pode ser aplicado na cabeça, coxa ou canela do adversário;
- front kick: o chute frontal, com também é conhecido, tem como função principal parar um ataque e preparar o lutador para um segundo golpe;
- spin back kick: o lutador dá um giro e acerta o adversário com o calcanhar.
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de MuayThai |
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Foco para as mulheres qu querem emagrecer
Recomendado para quem quer emagrecer, o muay thai vira febre entre as mulheres
Arte marcial tem sido usada pelo público feminino como uma forma de melhorar o condicionamento físico
Silvia Shingider, aluna de muay thai do grão-mestre Narany
Exercícios que utilizam movimentos de lutas em suas aulas tem sido febre nas academias capixabas, principalmente entre as mulheres. Mas uma, em si, parece ter conquistado de vez o sexo feminino: o muay thai, uma arte marcial tailandesa.
Os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas nos treinamentos, além de divertido para elas, tem promovido uma alta queima de calorias, e o que é melhor, ao término das aulas elas estão com pernas, braços, barriga e glúteos muito mais torneados.
“As mulheres acharam no muay thai um exercício completo, que trabalha harmonicamente membros superiores e inferiores. Os músculos do corpo são todos trabalhados“, disse o grão-mestre carioca Wellington Narany, 55 anos, 35 deles dedicado à luta, sendo 18 no Estado.
Segundo Narany, que ministra aulas tanto de muay thai competitivo como esportivo em academias de Vila Velha, alguns praticantes chegam a perder cerca de 30 quilos.
“O muay thai queima uma caloria absurda. Já tive alunas que perderam de 30 a 40 quilos. Os golpes são os mesmos, tanto no competitivo como no esportivo. A diferença é que o esportivo é para se exercitar e manter a forma física, o outro é profissional, para competir”, explica o mestre.
Os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas nos treinamentos, além de divertido para elas, tem promovido uma alta queima de calorias, e o que é melhor, ao término das aulas elas estão com pernas, braços, barriga e glúteos muito mais torneados.
“As mulheres acharam no muay thai um exercício completo, que trabalha harmonicamente membros superiores e inferiores. Os músculos do corpo são todos trabalhados“, disse o grão-mestre carioca Wellington Narany, 55 anos, 35 deles dedicado à luta, sendo 18 no Estado.
Segundo Narany, que ministra aulas tanto de muay thai competitivo como esportivo em academias de Vila Velha, alguns praticantes chegam a perder cerca de 30 quilos.
“O muay thai queima uma caloria absurda. Já tive alunas que perderam de 30 a 40 quilos. Os golpes são os mesmos, tanto no competitivo como no esportivo. A diferença é que o esportivo é para se exercitar e manter a forma física, o outro é profissional, para competir”, explica o mestre.
Um minuto para a historia do muay thai
Muay thai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; AFI: [muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. "boxe tailandês") é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.
Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular noséculo XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.
O desporto de muay thai é exclusivamente regido pela Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC). Requisitando a legitimidade internacional e um público mais amplo, contudo prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido várias concorrentes de órgãos sociais, profissionais e amadores, para a sanção de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis, todos os corpos de sanção compartilham o objetivo de reforçar a participação internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailândia como seu criador cultural.
Hoje em dia o muay thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Atualmente, o muay thai é visto como sendo um desporto radical que favorece a realização de apostas com ênfase no sudeste asiático.11
Assinar:
Postagens (Atom)